Por Emílio

Para quem estiver interessado em estudar os mapas Tracksource da Serra do Maranhão.

A novidade é que agora no link http://www.tracksource.org.br/desenv/trc.php o usuário pode baixar uma versão em testes, para Garmin, do mapa do Brasil inteiro ou por regiões que são atualizados quase que diariamente. Mas lembrem, é uma versão EM TESTES. Esta versão é somente para instalar por meio do BASECAMP. As versões para 7ways e etc continuam mais ou menos mensais.

Para quem tem usado os Mapas Roteáveis do Projeto Tracksource, ou outros mapas, em GPS Garmin para vôo e para o resgate, passo aqui algumas dicas de como instalar os mapas com o programa BaseCamp da Garmin (http://www.garmin.com/en-US/shop/downloads/basecamp). Após ter o BaseCamp instalado no computador seguir os passos abaixo:

1) Baixar a última versão do Mapa Roteável do Brasil
(http://www.tracksource.org.br/index.php/downloads-mapas.html). Neste caso baixar a versão “Para instalação em computador PC e posterior transferência
ao GPS usando o software Basecamp/Mapsource da Garmin”.Por exemplo: Por exemplo: se arquivo baixado for o TRC-Brasil_v1311.exe (v1311 é para a versão novembro de 2013).

2) Executar o arquivo TRC-Brasil_v1311. exe para instalar o Mapa no BaseCamp e abrir o BaseCamp.

3) Conectar o GPS ao computador.

4) Deve aparecer o nome do Dispositivo (GPS) abaixo de Biblioteca na janela a esquerda da tela do BaseCamp. Clicar no nome do Dispositivo/Armazenamento interno para seleciona-lo. Isto pode variar de modelo para modelo de GPS.

5) Ir na aba MAPAS e selecionar INSTALAR MAPAS. Se o passo anterior foi realizado corretamente já vai aparecer na aba MAPAS a opção INSTALAR MAPAS EM “nome e ID do dispositivo”. Em caso contrário a opção INSTALAR MAPAS não deve aparecer ativa.

6) Após clicar em "INSTALAR MAPAS EM nome e ID do dispositivo” é aberto o programa MapInstall.

7) A MapInstall abriu passos diferentes para o Garmin Nuvi 1450 e para o GPSMAP 60csx

Para Garmin Nuvi 1450:
7.1.a Clicar em personalizar no MapInstall.
7.1.b. Selecionar o Mapa e clicar em “Instalaç ão avançada/parcial”.
7.1.c Usar as ferramentas de zoom e mover para melhor visualização do Mapa selecionado.
7.1.d Apertar e segurar o botão esquerdo do mouse para selecionar as quadrículas do Mapa a serem instaladas. Apertar e segurar o botão direito do mouse para desfazer a seleção.
7.1.e Clicar em Instalar.

Para Garmin GPSMAP 60csx:
7.2.a Clicar em continuar no MapInstall.
7.2.b Selecionar o mapa a ser instalado na base da janela do MapInstall.
7.2.c Usar as ferramentas de zoom e mover para melhor visualização do Mapa selecionado.
7.2.d Apertar e segurar o botão esquerdo do mouse para selecionar as quadrículas do Mapa a serem instaladas. Apertar e segurar o botão direito do mouse para desfazer a seleção.
7.2.e Clicar em continuar
7.2.f Clicar em instalar


8) Ressalto ainda que o Projeto Tracksource disponibiliza o Mapa do Brasil compactado para ser descompactado e/ou copiado diretamente para o GPS (arquivo gmapsupp_v1311.zip). Dependendo do modelo de GPS Garmin pode ser necessário criar uma pasta Garmin ou Garmin/maps ou etc para em seguida copiar o mapa para dentro dela.

9) A instalação por meio do BaseCamp pode ser útil para aqueles que:

a) não sabem como ou para onde copiar o Mapa para a memória do GPS pois o BaseCamp deve localizar aonde instalar o Mapa;

b) não possuem GPS com memória suficiente para instalar todo o Mapa do Brasil, neste caso o BaseCamp permite instalar somente as partes do Mapa que a memória do GPS comportar.

10) O BaseCamp apresentou alguns bugs. Tive que reiniciar o computador em algumas situações para que a janela do MapInstall abrisse.

11) Ainda não vi grandes vantagens entre usar o Mapsource ou o BaseCamp para instalar os mapas. Parece que o MapSource (descontinuado em 2011) funciona melhor em modelos de GPS mais antigos, enquanto que o BaseCamp funcionaria melhor para modelos de GPS mais novos.

12) Enfim, cada um usa aquele no qual se sentir mais confortável. Ou aquele programa que tiver a sua disposição.

Link atualizado para download dos mapas:

http://www.tracksource.org.br/desenv/tabela_mapsets.php

Bons vôos,

Emílio